domingo, 13 de janeiro de 2013

Duas aeronaves combatem incêndio na Chapada Diamatina

Posted at  18:25  |  in  Policial


incêndio chapada diamantina bahia (Foto: Fabiana Carvalho / Arquivo Pessoal)
O secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia , Eugênio Spengler, informou ao G1 que disponibilizou na manhã desta sexta-feira (11), um avião e um helicóptero para apoiar o combate ao incêndio que atinge a região da Chapada Diamantina desde a segunda-feira (7).

De acordo com informações do secretário, outras aeronaves devem chegar até o início da próxima semana para auxiliar o combate ao fogo. “Vim pela manhã para sobrevoar e verificar in loco, como está o incêndio aqui na Chapada. Agora estamos tendo uma visão mais clara da dimensão do fogo”, afirmou.

O secretário informou ainda ao G1 que mais 30 bombeiros militares foram encaminhados para a Chapada Diamantina para auxiliar no combater ao fogo. Ao todo trabalham 50 militares, 60 brigadistas voluntários e técnicos do Instituto Socioambiental Chico Mendes (ICMBIO). Quatro carros estão no local para apoio no combate em terra. Cinquenta quites com botas, macacão, luvas, capacete e óculos apropriados para o combate devem ser entregues nesta tarde, afirmou o secretário.

Reunião 

Uma reunião aconteceu no fim da manhã desta sexta em Lençóis e definiu uma estratégia em conjunto para o combate ao fogo na localidade. A reunião contou com a participação do coordenador do Corpo de Bombeiros, com o secretário de Meio Ambiente do Estado, assim como representantes do Instituto Socioambiental Chico Mendes (ICMBIO) e brigadistas voluntários.

“A reunião foi para pensarmos uma melhor estratégia para combater as chamas. Vamos investigar se o incêndio é criminoso ou não, já que nesse período do ano, não é costumeiro o incêndio na região”, afirmou o secratário de Meio Ambiente.

O brigadista voluntário Adroaldo Vasconcelos, que também participa da reunião, disse que nesta sexta-feira o combate ao fogo será mais difícil. “Agora ninguém vê o fogo. O fumaceiro é enorme, mas encontrar os focos é mais difícil. Esse local é onde tem mais flora e fauna intocada”.

Pedido de socorro 

Segundo informações do brigadista voluntário Adroaldo Vasconcelos, em entrevista ao G1 na quinta-feira, o foco se alastra de forma muito rápida e o combate está se tornando cada vez mais difícil.

"O cheiro dos animais mortos queimados é muito forte. Aqui nós não temos helicóptero, temos apenas a força de vontade dos brigadistas voluntários, além de um pequeno grupo do Corpo de Bombeiros e do Instituto Institucional Socioambiental Chico Mendes (ICMBIO)", afirmou ao G1.

Ainda de acordo com Vasconcelos, 60 brigadistas voluntários fazem parte do combate. O fogo atinge a área do Parque Nacional da Chapada Diamantina, entre Sobradinho e a Serra dos Cristais. "O relevo da serra é muito grande, não temos como calcular o número de hectares atingidos", informou. Segundo o Governo do Estado, ainda não é possível precisar com exatidão a área que foi atingida pelo fogo.


Vasconcelos disse ainda que a grande dificuldade é levar a água das nascentes dos rios até os focos de incêndio.
"Temos que procurar as nascentes dos rios com o conhecimento dos brigadistas, já que muitos são guias no local, e depois levar essa água até os focos. Às vezes levamos de carro e muitas vezes transportamos a pé. O helicóptero chegaria em minutos e precisamos desse apoio de forma urgente", revelou.
Em contato com o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), a assessoria da instituição informou ao G1 que somente uma aeronave está habilitada para voo e esta "segue em regime de prontidão na base de Salvador para cumprimento de emergências aeromédicas e ações policiais. O combate ao incêndio está sendo realizado por equipes em solo".

G1
incêndio chapada diamantina bahia;  (Foto: Fabiana Carvalho/ Arquivo Pessoal)Incêndio atinge a Chapada Diamantina (Foto: Fabiana Carvalho/ Arquivo Pessoal)
incêndio chapada diamantina bahia (Foto: Fabiana Carvalho/ Arquivo Pessoal)


Share this post

About Naveed Iqbal

Nulla sagittis convallis arcu. Sed sed nunc. Curabitur consequat. Quisque metus enim venenatis fermentum mollis. Duis vulputate elit in elit. Follow him on Google+.

0 comentários:

About-Privacy Policy-Contact us
Copyright © 2013 CENAS FORTES.com. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top